Brasília, sexta-feira, 17 de setembro de 2010 - 16:42
PRÁTICA ANTISSINDICAL
Uniceub arregimenta e "organiza" auxiliares para enfraquecer SAEP
Por: Daiana Lima
Esta atitude tem o claro objetivo de enfraquecer o Sindicato e a luta dos trabalhadores por melhores salários e condições de trabalho. E o patrão sabe disso! Se sabe...
Uma das maiores instituições de ensino superior privado do Distrito Federal, com cerca de 8 mil alunos e aproximadamente 700 auxiliares em educação, o Centro Universitário de Brasília (Uniceub), já não esconde seu propósito de enfraquecer o Sindicato que luta pelos direitos dos auxiliares em educação.
Nesta sexta-feira (17), a direção do Uniceub colocou disponível um carro da instituição (como mostra a foto), e liberou funcionários no período de trabalho para se oporem ao desconto da taxa assistencial, recolhida sempre após a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho.
Esta atitude tem o claro objetivo de enfraquecer o Sindicato e a luta dos trabalhadores por melhores salários e condições de trabalho. E o patrão sabe disso! Se sabe...
Seria irônico se não fosse trágico. De um lado o patrão faz de tudo para impedir os trabalhadores de se reunirem com o SAEP, direito garantido por lei, em horário de trabalho, com a alegação (ou desculpa) de que não pode liberar os funcionários nesse período. De outro, arregimento e "organiza" os trabalhadores para fazerem oposição à taxa assistencial.
Quando a liberação é para enfraquecer a estrutura sindical que defende os interesses dos trabalhadores, o patrão não dificulta, pelo contrário, se pudesse, talvez até fecharia a instituição para todos ajudarem a combater o Sindicato que enfrenta e cobra do patrão a valorização dos trabalhadores.
Como mudar
Isto só será possível com a participação de todos os auxiliares e o fortalecimento da entidade, que é o instrumento de luta contra a exploração patronal, desigualdade e injustiça.
Se for o contrário, os trabalhadores estarão sempre a mercê da sanha patronal. O fortalecimento do Sindicato é fundamental para ampliar direitos e garantir melhores salários.
Duas formas de fortalecer a entidade sindical é por meio da filiação e não se opondo ao desconto da taxa assistencial, destinada à sustentação financeira do Sindicato e cujo objetivo é estruturar-se para defender os direitos e interesses coletivos dos trabalhadores em estabelecimentos de ensino.
Colega auxiliar, não se engane, essa atitude é contra o SAEP, portanto, contra você, pois o Sindicato é seu defensor. Pense nisto!
Boicote de reunião
É prática do Uniceub boicotar as reuniões agendadas pelo Sindicato com os auxiliares da instituição.
Como aconteceu nesta sexta-feira (17), ao não comunicar e não liberar os auxiliares para a reunião com o Sindicato, e na última quarta-feira (15), quando os diretores do SAEP foram para uma reunião agendada e confirmada pelo próprio centro universitário, no auditório da instituição.
Neste caso, após chegarem no local marcado para a reunião, os diretores do Sindicato encontraram as portas trancadas e ninguém apareceu para liberar a sala para a reunião com os trabalhadores.
Os diretores questionaram na coordenação o ocorrido e foram informados que a reunião teria sido desmarcada. O motivo? Não foi informado.
Não é a primeira vez que o Uniceub prejudica um encontro do SAEP com os auxiliares da instituição. Uma atitude antissindical e própria de patrão, que não tem nenhum interesse em ver a categoria organizada, forte e conquistando direitos.
Últimas notícias
Formação e ação: SAEP promove curso para fortalecer a direção sindical
12/11 - 15:58 |
O fim da CLT é a liberdade que oprime
12/11 - 15:46 |
PJ x CLT: entre acesso a direitos e ausências desses, trabalhadores querem proteção
11/11 - 13:39 |
Reajuste salarial simboliza avanços para trabalhadores da Educação Básica
11/11 - 13:32 |
Escala 6×1 vira alvo no Congresso e debate expõe desgaste real dos trabalhadores
Notícias relacionadas
AGE: SAEP realiza assembleia da Educação Básica e Ensino Superior
28/2 - 15:26 |
Receita lança a ferramenta “Proteção do CPF”
19/2 - 13:56 |
MPT investiga 32 empresas suspeitas de incentivar oposição à contribuição
28/11 - 10:52 |
13º: conquista sindical que reforça renda no fim de ano
26/1 - 8:59 |
As orientações do MP sobre as contribuições aos sindicatos

