Brasília, sexta-feira, 24 de julho de 2009 - 17:1
RESUMO DA SEMANA
Taxa de juros cai 0,5%; centrais acham queda irrisória e protestam
Por: Marcos Verlaine*
Esta semana, com o recesso do Congresso, as atenções se voltaram para a reunião do Comitê de Política Econômica (Copom), que se reuniu na terça e quarta-feira para definir a nova taxa de juros (Selic).
O Copom reduziu a taxa básica de juros em 0,5%. Desse modo, a Selic está agora em 8,75%. Antes era 9,25%. A decisão foi unânime. Em termos reais caiu para 3%.
Centrais sindicais e capital produtivo não gostaram da "tímida" queda e protestaram com notas públicas.
Poder Executivo
No âmbito do Executivo merece destaque a apresentação, pelo Governo, do Vale-Cultura, projeto do Executivo voltado para o consumo cultural. Até hoje, todas as ações tiveram foco no financiamento da cultura.
O Governo editou ainda decreto que atualiza os valores das diárias dos servidores do Executivo, defasadas desde 2003. E também editou decreto que proíbe o nepotismo no âmbito do Poder Executivo.
O Ministério do Trabalho e Emprego atualizou esta semana a lista de empregadores que empregam mão de obra escrava. Atualmente são 174 empresas.
Juros bancários
Na esteira da redução da taxa básica de juros, Caixa Econômica Federal e Nossa Caixa cortaram juros aos às pessoas físicas e jurídicas.
Cotas raciais
O partido Democratas entrou com ação no Supremo Tribunal Federal, na última segunda-feira (20), para suspender a matrícula dos aprovados no vestibular da Universidade de Brasília (UnB), que destina 20% das vagas para as cotas raciais.
O Ipea apresentou, na última terça-feira (21), seu estudo 6º Sensor Econômico. Referente ao mês de junho, o indicador aponta maior confiança na recuperação da economia brasileira nos próximos 12 meses.
Segundo o Sensor, melhoram as expectativas em relação ao desempenho da indústria e agropecuária, além das contas nacionais.
(*) Jornalista, analista político e assessor parlamentar do Diap
Últimas notícias
Formação e ação: SAEP promove curso para fortalecer a direção sindical
13/11 - 13:30 |
A contrarreforma que nos marcou: o que é preciso para revertê-la
12/11 - 15:58 |
O fim da CLT é a liberdade que oprime
12/11 - 15:46 |
PJ x CLT: entre acesso a direitos e ausências desses, trabalhadores querem proteção
11/11 - 13:39 |
Reajuste salarial simboliza avanços para trabalhadores da Educação Básica
Notícias relacionadas
Medidas provisórias: decisão do STF libera pauta do Congresso
26/3 - 0:36 | CAMPANHA SALARIAL
MT: trabalhadores da educação privada irão definir reajustes

