Brasília, segunda-feira, 19 de setembro de 2011 - 13:22
ECONOMIA
44% dos empregadores pretendem aumentar contratações
Fonte: Blog do Trabalho
Também de acordo com a pesquisa, 49% dos empresários não preveem mudanças em seus quadros e apenas 6% antecipam uma diminuição
Se depender da disposição dos empresários brasileiros, o mercado de trabalho continuará com saldos positivos nos últimos três meses do ano.
Eles, mesmo com a crise nos países desenvolvidos, continuam otimistas e pretendem ampliar seus quadros de trabalhadores.
Foi essa a constatação da Pesquisa de Expectativa de Emprego, da empresa de consultoria de recursos humanos Manpower, que ouviu 850 empregadores no Brasil.
De acordo com a pesquisa, 44% dos empregadores têm a expectativa de aumentar suas contratações, 49% não preveem mudanças em seus quadros e apenas 6% antecipam uma diminuição.
A expectativa líquida de emprego – previsão de contratações menos desligamentos – do país ficou em 38%, a melhor entre as 41 economias aferidas e, ainda, maior do que a registrada no ano passado.
Em todas as cinco regiões brasileiras as perspectivas de contratações são otimistas, com destaques para os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, que indicaram os melhores índices.
Os oito setores de atividade também preveem aumento de pessoal durante o quarto trimestre do ano, principalmente em Administração Pública/Educação, com projeção líquida de contratação de 54%, seguida do setor Finanças/Seguros & Imobiliário, em que a expectativa é de 49%.
Nos setores Transportes e Serviços Públicos, os índices são de 45% e 43%, respectivamente. A Construção, por sua vez, registra a expectativa de 41% de contratações, enquanto o setor Comércio Atacadista e Varejista relata uma expectativa de 35%.
O resultado é a diferença entre a porcentagem dos que preveem mais contratações daqueles que não acreditam nisso. Esse valor (quanto mais positivo, mais confiança demonstrada na geração de emprego) é chamado de Expectativa Líquida de Emprego.
A Pesquisa de Expectativa de Emprego Manpower é realizada trimestralmente com empregadores para medir a tendência de aumento ou diminuição de empregados no seu local de trabalho durante o trimestre subsequente ao do levantamento.
Realizada há quase 50 anos, é considerada uma das pesquisas sobre emprego mais confiáveis no mundo.
Veja relatório em arquivo PDF
Últimas notícias
Jornada de 40 horas teria 1% de impacto no custo operacional
10/2 - 17:4 |
Vitória dupla na Católica: auxílio-alimentação, antes restrito, agora será pago a todos os trabalhadores da Ubec
10/2 - 11:31 |
Carnaval: SAEP estará em recesso de segunda (16) à quarta-feira (18)
9/2 - 16:10 |
Fim da escala 6×1 avança no Congresso em meio à pressão da sociedade e do movimento sindical
6/2 - 12:38 |
Patah intensifica campanha pelo fim da escala 6x1 e pressiona Congresso por mudança na jornada
Notícias relacionadas
Jornada de 40 horas teria 1% de impacto no custo operacional
9/2 - 16:10 |
Fim da escala 6×1 avança no Congresso em meio à pressão da sociedade e do movimento sindical
5/2 - 19:13 |
STF e PGR chancelam pejotização: risco de tornar CLT opcional aos patrões
5/2 - 18:20 |
O Brasil real rejeita precarização: 56% querem voltar à CLT e empreendem por falta de opção
15/1 - 11:3 |
Mercosul-União Europeia: salto estratégico ou armadilha de longo prazo? Análise preliminar

